Procurador-Geral do México admite que autoridades não sabem onde está a fortuna de El Chapo

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 04/05/2017
Foto: AFP/Getty Images)

O mega traficante Joaquín Guzmán, conhecido mundialmente como El Chapo cumpre 30 anos de prisão por ser o cabeça de um dos grupos de narco-trafico mais poderosos do mundo.

Mesmo após um tempo de sua captura as autoridades americanas não conseguiram localizar um único dólar do império de El Chapo. Em entrevista a emissora Televisa o Procurador-Geral do México admitiu que não sabem onde encontrar o dinheiro.

"Até hoje, os EUA não encontraram nem um dólar da fortuna de El Chapo", disse Raúl Cervantes nesta quarta-feira (03). "O dinheiro não foi encontrado porque ele não usou o sistema financeiro", completou.

Foto por Reprodução

Cervantes estava dando uma entrevista para elogiar a prisão do ex-número 2 de El Chapo, Damaso Lopez, na última terça-feira. Mas, de acordo com The Guardian, seus comentários sobre López foram ofuscados a partir do momento que admitiu que as autoridades não tem a menor ideia de onde está os milhões de El Chapo.

A revista Forbes estimou em 2009 que o patrimônio liquido do narco-traficante fosse próximo a 1 bilhão de dólares. Ele deixou da lista em 2013, pois , de acordo com a revista, não era mais possível verificar seu patrimônio líquido.

El Chapo ficou conhecido em todo o mundo por suas habilidades de fuga digno de filmes de Hollywood. Em 2001 ele fugiu de uma prisão mexicana supostamente escondido em um carrinho de lavanderia e ficou fora do radar das autoridades até 2014. Em julho de 2015 o narco-traficante fugiu novamente usando um buraco no chão da cela que levava até uma moto.