Libélula finge estar morta para não fazer sexo

Autor: Da Redação,
sábado, 29/04/2017
Foto: David Kitching

Há pessoas que fingem dor de cabeça, outras fingem estar dormindo, para fugir do sexo, porém essa libélula foi um pouco mais longe. A espécie ‘Aeshna juncea’, acabou por cruzar os limites das desculpas para fugir do ato: ao se deparar com machos ativos, as fêmeas acabam por se fingir de mortas! Sim, isso mesmo que você leu, as libélulas que querem evitar ter relações, fingem que já morreram. 

Foto por Reprodução

Elas simplesmente param de bater suas asas, caem e ficam ali, paradas, até que os machos inconvenientes saiam da região e desistam do sexo com elas. Esse hábito entre as voadoras foi comprovado por um estudo na Suíça, da Universidade de Zurique, que de acordo com o zoólogo Rassim Khelifa, é algo totalmente novo, já que até então outras especies faziam o mesmo – se fingir de mortos – para apenas fugirem de predadores, não de pretendentes. 

Segundo consta em um estudo publicado pela revista Ecology, o zoólogo relatou estar esperando perto de um lago quando viu uma libélula cair no chão enquanto havia outra atrás dela. E que a cena acabou por se repetir centena de vezes durante o estudo, sendo que tal prática acontecia em sua grande maioria, quando os machos disputavam entre si pelas fêmeas. 

De acordo com Khelifa, ainda não se sabe exatamente o motivo pelo qual as fêmeas agem assim, o que ele acredita, seria que ao fingir as fêmeas estariam em busca de uma longevidade, já que em quase todas as vezes, as mesmas acabam realmente morrendo durante o ato.