Cães dos Bombeiros ajudam na recuperação de crianças em hospital de Curitiba

Autor: Da Redação,
sábado, 22/04/2017
Cinoterapia melhora aspectos psicossociais e patológicos da pessoa - Foto: Larissa Portes/SESP

Equipes do Grupo de Operações e Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros do Paraná promoveram uma atividade de cinoterapia, no Hospital Evangélico de Curitiba. A ação teve como objetivo auxiliar na reabilitação das crianças internadas, a partir do contato com cães, como método de terapêutica. 

A corporação levou a Suzi, o Thor e a Mali, três cães que, conforme especialistas, contribuem para a recuperação dos pacientes. De acordo com a equipe médica local, esse tipo de terapia melhora aspectos psicossociais e patológicos da pessoa, diminuindo o tempo de internamento hospitalar, além de melhorar o vínculo das crianças com a comunidade, com os pais e com os médicos. 

Foto por Reprodução

“A gratificação em ajudar pessoas de uma forma tão simples é o que mais marca. A gente tem a certeza que está realizando uma atividade benéfica e isso é bastante importante”, relata o tenente Pimenta, do Gost.

Durante a ação, os bombeiros passaram por diversos leitos do hospital com os animais. Entre as crianças que receberam a visita da equipe de Bombeiros estava Tiago de Souza Silva, 12 anos. “Achei bem interessante, principalmente pela presença dos três cães”, destaca o menino.

Foto por Reprodução

Benefícios
Uma das profissionais que atende na ala de pediatria do hospital, Samara Damin, explica que esse tipo de atividade faz bem às crianças e é bem recebida na instituição. A funcionária também comenta sobre o atendimento oferecido nos leitos clínicos. “Nós buscamos manter um ambiente o mais próximo possível daquele em que os pacientes teriam em casa ou na escola”, explica ela.

Tratamento diferenciado
Para o enfermeiro e coordenador do Grupo de Trabalho Humanizado do hospital, Cristiano de Oliveira, esses projetos de reabilitação garantem ao paciente um tratamento diferenciado. “Além de atividade em conjunto com o Corpo de Bombeiros, oferecemos oficina de gestantes, um programa de auxílio para que os pacientes parem de fumar e outras atividades aos nossos pacientes”, detalha.

Foto por Reprodução

As informações são do portal da SESP