Detectar e prever relâmpagos e tempestades ficou muito mais fácil. As primeiras imagens de um novo instrumento (Geostationary Lightning Mapper - GLM) a bordo do satélite GOES-16 forneceram aos meteorologistas do National Weather Service, nos EUA, informações mais ricas sobre mudanças climáticas que os ajudarão a alertar o público para o mau tempo e assim evitar catástrofes naturais. O portal da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) divulgou recentemente as primeiras imagens impressionantes feitas pelo GLM.
"Quando combinado com radar e outros dados de satélites, os dados do GLM podem ajudar os meteorologistas a antecipar o mau tempo e a emitir alertas de inundações com antecedência", diz um comunicado a NASA . O equipamento também pode ajudar a monitorar áreas onde raios causam incêndios.
A 36 mil quilômetros da Terra
O GOES-16 é um projeto conjunto da NASA e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica e está posicionado a cerca de 22.300 milhas (36.000 quilômetros) acima da Terra, com foco ininterrupto no Hemisfério Ocidental.
A NASA divulgou uma animação em vídeo de eventos de raios durante uma tempestade no Texas, em meados de fevereiro, como um exemplo do que o GOES-16 pode captar.
Lançado em novembro
O satélite foi lançado em novembro de 2016 e tem a missão primordial de monitorar tudo, desde furacões até tempestades solares. O relâmpago é apenas um item do conjunto de eventos dos quais a nova ferramenta de alta tecnologia pode captar imagens.
As informações são do portal da NASA