NASA conclui que tempestades solares podem derreter solo lunar

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 09/01/2017
Ilustração mostra Ebb e Flow orbitando a Lua - Foto: NASA

Fortes tempestades solares poderiam ter a capacidade de carregar superfícies de regiões frias e de permanente penumbra da Lua, ao ponto de produzir “faíscas” que poderiam derreter e vaporizar seu solo, concluíram cientistas da NASA, conforme matéria do Economic Times, Indian Times.

Astrônomos afirmam que este tipo de alteração fica evidente na análise de amostras das regiões lunares muito frias. A análise desse contexto pode conter a chave para a compreensão da história da Lua e até mesmo do sistema solar como um todo. 

Sem atmosfera, o solo lunar fica exposto a um ambiente espacial inóspito , a ponto de pequenos impactos de meteoritos poderem afetar a camada superior de sua poeira e rocha.

Andrew Jordan, da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, disse que cerca de 10% da “camada cultivada em horta” já derreteu e, de fato, é vaporizada por impactos de meteoritos. 

Segundo ele, nas regiões permanentemente sombreadas da lua, as faíscas de tempestades solares poderiam derreter ou vaporizar uma porcentagem semelhante.

Eventos solares perigosos
Existem vários eventos solares que podem ser perigosos. Explosivas atividades solares, como erupções e ejeções de massa coronal, por exemplo, poderiam expelir partículas altamente energéticas e eletricamente carregadas no espaço. 

Mas em razão da própria atmosfera da Terra, os seres humanos são protegidos da maior parte da radiação. E esta falta de atmosfera é o que torna a Lua extremamente vulnerável.

Com informações do Economic Times, Indian Times