Stephen Hawking muda foco e faz alerta sobre a obesidade

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 30/11/2016
Stephen Hawking sugera mais atividade física e mudança na dieta contra a obesidade - Foto: Getty

Reconhecido internacionalmente por estudar intensivamente os mistérios da origem do universo, o astrofísico britânico Stephen Hawking mudou o foco de suas abordagens em recente palestra na organização não governamental sueca Gen-Pep, que promove iniciativas e pesquisas para melhorar a saúde de jovens e crianças. Hawking, cujo livro "Uma Breve História do Tempo" apareceu na lista de best-sellers por 237 semanas consecutivas, falou sobre a obesidade, que ele chamou de um dos "mais sérios problemas de saúde pública do século XXI".

O acadêmico, que é Diretor de Pesquisa no Centro de Cosmologia Teórica da Universidade de Cambridge sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), frisou que no momento, a humanidade enfrenta um grande desafio e milhões de vidas estão em perigo.  

"Como cosmólogo, vejo o mundo como um todo e estou aqui para tratar de um dos mais sérios problemas de saúde pública do século XXI. Hoje, muitas pessoas morrem de complicações relacionadas ao excesso de peso. Nós comemos demais e nos movemos muito pouco", observou. 

Hawking afirmou que a solução para o sobrepeso é simples. "Mais atividade física e mudança na dieta. E essa ideia não é nenhuma ciência espacial", brincou a celebridade científica

Quarta causa de morte no mundo
Em vídeo da palestra, publicado na página da organização no Facebook, o cientista ressaltou que inatividade física é a quarta causa de morte no mundo e citou números que indicam que 80% da população adolescente da Terra não é suficientemente ativa.

Riscos potencializados
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas com sobrepeso enfrentam um maior risco de uma série de preocupações de saúde, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Com informações do dailyexpress