NASA divulga imagens recentes da superfície de Ceres 

Autor: Da Redação,
terça-feira, 22/11/2016
Imagens de sobrevoo destacam Occator, ponto brilhante na superfície de Ceres  - Foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)

A NASA divulgou novas fotos interessantes do planeta anão Ceres, capturadas pela nave espacial não tripulada Dawn, durante a exploração das regiões entre Marte e Júpiter, ao longo do cinturão de asteroides do Sistema Solar. A sonda, lançada em 2007, inicialmente viajou para o protoplaneta Vesta, ficando em sua órbita em julho de 2011. 

Já em 6 de março de 2015, a astronave controlada pela NASA entrou em órbita de Ceres e daí enviou dezenas de milhares de imagens e gigabytes de outros dados importantes sobre este corpo celeste. Uma das imagens mais intrigantes foi revelada no início de outubro, quando a Dawn estava a cerca de 1500 km da superfície de Ceres em um ângulo em relação ao sol que mostrava reflexos curiosos que não tinham sido observados nas quatro voltas iniciais em órbita.  

Foto por Reprodução

A imagem mostra claramente regiões enigmáticas e luminosas no fundo da Cratera Occator do planeta anão, o que é considerado pelos cientistas como um sinal de recente atividade geológica. A grande Cratera Occator tem aproximadamente 92 quilômetros de largura e cerca de 4 km de profundidade. Segundo dizem os cientistas, o perfil invulgar da cratera talvez esteja relacionado ao líquido altamente mineralizado que sai do fundo em resultado de uma queda de asteroides. 

Foto por Reprodução

Supõe-se que o líquido tenha congelado e se sublimado, deixando os vestígios em forma de ‘desenhos' de sal.  Outra imagem muito interessante, feita com a ajuda do Centro Aeroespacial Alemão em Berlim, revela como o olho humano verá Ceres no comprimento de onda da luz natural. O tratamento colorido da imagem baseou-se na forma como o planeta anão reflete a luz em vários comprimentos de onda

Viagem prorrogada
A missão inicial da Dawn terminou em julho, mas a NASA prorrogou sua viagem já que a sonda continua funcionando. A nova órbita que a nave vai ocupar fica a cerca de 7250 km de Ceres, onde será possível fazer medições adicionais e complementar os dados já coletados. 

Foto por Reprodução

Vapor de água 
Após mais de dois anos de viagem, a nave espacial Dawn chegou com segurança e entrou em órbita para iniciar a primeira exploração da NASA de Ceres, um planeta anão com pontos brilhantes misteriosos que dão muita margem à imaginação coletiva.  O planeta anão Ceres tem presença confirmada de vapor de água em sua fina atmosfera e há a hipótese de que seja um corpo gelado, reminiscente de membros do sistema solar exterior. 

Com informações do portal da NASA