Caminhoneiro causou acidente com 21 mortos no PR, aponta perícia

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 10/11/2016
Acidente em Cafezal do Sul, no Paraná: 21 pessoa mortas - Foto: Divulgação/PRE

O Instituto de Criminalística concluiu e entregou nesta quinta-feira (10) o laudo pericial do acidente ocorrido na PR-323, em Cafezal do Sul, no Paraná, no último dia 31, que causou a morte de 21 pessoas, 19 delas carbonizadas. O documento aponta que a colisão foi causado pelo motorista do caminhão da empresa Latco, Sérgio Ademir Luiz Scaravonatto, 50 anos, morador de Pato Bragado. Ele teve morte instantânea.

Scaravonatto conduzia um caminhão bitrem carregado com leite e bateu contra um ônibus da Secretaria Municipal de Saúde de Altônia, que levava 30 pessoas para atendimento médicos em Umuarama. “Demos total prioridade a este caso para fornecer as provas técnicas necessárias às autoridades competentes”, afirmou o diretor-geral da Polícia Científica, Hemerson Bertassoni Alves.

Foto por Reprodução

Contramão
Os peritos trabalharam no local do acidente colhendo evidências no dia da tragédia e também no seguinte. Eles concluíram que o ônibus seguia pela PR-323, sentido Guaíra a Umuarama, e o caminhão vinha na mesma faixa, mas na contramão.

Manobra de fuga
“Ao perceberem o risco da colisão, o motorista do ônibus realizou manobra de fuga para a sua esquerda e, ao mesmo tempo, o condutor do bitrem realizou manobra para sua direita, com intenção de retornar para sua faixa de rolamento”, relatou o perito de engenharia e chefe da Divisão Técnica do Interior do Instituto de Criminalística, Luís Noboru Marukawa.

Foto por Reprodução

Após a batida, o ônibus continuou em movimento e empurrou o caminhão, cujo um dos tanques de combustível estourou, dando início ao incêndio que destruiu ambos os veículos e causou a morte de quase todas as vítimas.

Foto por Reprodução

Os detalhes do acidente foram apresentados na tarde desta quinta-feira, em uma entrevista coletiva realizada em Curitiba com a presença do diretor-geral da Polícia Científica, Hemerson Bertassoni Alves, do diretor-geral do Instituto de Criminalística, Daniel Filippetto, e do perito Cláudio Luiz Mangini, que atendeu a ocorrência.

A identificação oficial dos corpos carbonizados vai ser confirmada já nesta sexta-feira, com a liberação para sepultamento.

Com informações do portal MassaNews