Stephen Hawking apoia projeto para estudar possível 'corpo alienígena' orbitando estrela

Autor: Da Redação,
sábado, 29/10/2016
Foto - ambridge-news.co.uk

O astrofísico inglês Stephen Hawking confirmou nesta semana que dá apoio científico a projeto com a finalidade de examinar uma estrela curiosa com o rádio-telescópio Green Bank através do Breakthrough Listen. A iniciativa tem a parceria do fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg.  Hawking orienta atualmente uma equipe de cientistas para análise de uma possível "megaestrutura alienígena" orbitando  a  estrela de Tabby ou estrela do "gato malhado", como também é chamada pelos astrônomos. O padrão intermitente de luz do corpo celeste intriga os cientistas. 

O  projeto com orçamento de  £ 81milhões objetiva apurar o comportamento misterioso da estrela denominada tecnicamente de KIC8462852.

Conforme análises iniciais, ao redor da gato malhado há escurecimento em ciclos regulares que alguns analistas dizem ser um sinal de um Dyson Sphere - uma estrutura hipotética que poderia ser usada por uma raça alienígena para aproveitar  energia.

Duzentos e trinta e quatro dos 2,5 milhões de estrelas são analisadas por Hawking e suas equipe após mapeamento do céu chamado Sloan Digital Sky Survey. Todas apresentaram algo incomum em suas emissões de luz, mas nesse momento a estrela KIC8462852 é a que merece atenção mais específica dos cientistas por conta de suas características, conforme o astrofísico britânico.

Foto por Reprodução

Agora, cientistas da Universidade de  Berkeley, na Califórnia (EUA), apoiados por Hawking, planejam usar o rádio-telescópio Green Bank para examinar o corpo celeste, que está localizado a mais de 1.400 anos-luz da Terra. O telescópio tem quase 330 metros de largura.

Foto por Reprodução

Embora a estrela já tenha sido examinada com o telescópio Hubble e outros instrumentos poderosos, os pesquisadores planejam usar as novas tecnologias para observá-la durante um período de três noites.

Detalhes do projeto
O projeto Breakthrough Listen foi criado no ano passado graças a US $ 100 milhões em financiamento ao longo de 10 anos da Breakthrough Prize Foundation, criada pelo investidor na Internet Yuri Milner. O projeto não será o primeiro programa desse tipo a examinar a estrela de Tabby, com o objetivo de procurar sinais de vida inteligente no espaço sideral.

"O programa Breakthrough Listen possui os equipamentos de observação do espaço sideral mais poderosos do planeta. Desta forma podemos observar uma gama mais ampla de tipos de sinais dos cosmos do que qualquer outra experiência do gênero no mundo", avalia Stephen Hawking.

Foto por Reprodução

Com informações dos portais cambridgenewsredorbit