Vertebrados da Terra diminuem 58% nas últimas quatro décadas

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 28/10/2016
A enguia europeia (Anguilla anguilla) é uma das muitas espécies de água doce, que está em declínio devido a alterações de habitat Foto: Reprodução/Nature

As populações de mamíferos selvagens, pássaros, anfíbios, peixes e outros vertebrados da Terra sofreram redução de mais de metade entre 1970 e 2012, segundo um relatório da entidade ambiental WWF e da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL).

Atividades como o desmatamento, a caça e as mudanças climáticas causadas pelo homem são em grande parte responsáveis pelo declínio. Se a tendência continuar, até 2020 o mundo terá perdido dois terços de sua biodiversidade vertebrada, de acordo com o Living Planet Report 2016. "Ainda não há sinais de que essa taxa vá diminuir", aponta o relatório.

"Em toda a terra as atividades humanas provocando redução das populações de espécies e sistemas naturais", diz Marco Lambertini, diretor-geral da WWF International.

Perda de habita
A principal ameaça que enfrentam as populações em declínio é a perda de habitat, causada pela exploração madeireira, a agricultura e a interrupção de sistemas de água doce, como rios. Por essa razão, as populações de água doce diminuíram 81%. 

"Aterrorizante"
"Um declínio médio na abundância da população que excede 80% é, francamente, aterrorizante", diz Mike Hoffmann, cientista sênior da União Internacional para a Conservação da Comissão de Sobrevivência de Espécies da Natureza em Cambridge, Reino Unido.

Com informações da Nature