Professores da rede estadual podem entrar em greve neste mês

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 07/10/2016
Conselho da APP realiza assembleia dia 12 e greve a partir do dia 17 de outubro. Foto: APP-Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), confirmou que a categoria pode entrar em daqui a dez dias (17 de outubro). Os professores devem entrar em acordo em assembleia no dia 12 de outubro. 

Segundo a APP-Sindicato, a paralisação é motivada pela proposta de reforma do ensino médio. Dentre as reivindicações está o pagamento da data-base; pagamento das dívidas com os educadores, a retirada da falta do dia 29 de abril; manutenção do PDE e das licenças especiais e, no âmbito nacional, contra a Medida Provisória do Ensino Médio, a PEC 241, o PLS 54 (antigo  PL 257) e contra a reforma da previdência.

Segue o calendário de ações divulgado no site do sindicato:

10 e 11/10 – Mobilização e vigília.

11/10 – Reunião do Conselho Estadual da APP-Sindicato.

12/10 – Assembleia geral.

13/10 - Debate sobre a MP do Ensino  Médio nos NREs; APP fará manifestação indicando contrariedade ao debate limitado proposto pela Seed.

17/10 – Início da greve com concentração em Curitiba.

Foi também aprovado que, até o dia 17, os professores farão debate com comunidade escolar, lideranças estudantis, autoridades locais e visitas aos gabinetes dos deputados para explicar os motivos da greve e mobilizar a sociedade na defesa de uma educação pública de qualidade. Haverá ainda, no site da APP-Sindicato, a divulgação de uma carta pública e de materiais de apoio à greve.