Conheça a flatform; a nova versão do salto anabela que promete virar tendência

Autor: Da Redação,
domingo, 18/09/2016
Foto - Reprodução: 1 – Kurt Geiger / 2 – Converse / 3 – Stella McCartney / 4 –Schutz

O sapato de salto alto mais confortável do momento tem chegado de mansinho mas deve conquistar as mulheres. O modelo repaginado da já conhecida anabela traz uma versão mais cool e despojada, porém ao mesmo tempo tem apresentado modelos que vão desde os mais básicos até os mais sofisticados.

A palavra flatform vem do inglês, onde “flat” significa plano ou reto. Essa breve definição já diz tudo sobre o modelo. Os sapatos da vez seguem essa proposta em seus saltos, que vão desde os baixinhos até os maiores para aquelas que não abrem mão de um bom salto alto.

Foto por Reprodução

A ideia pode parecer nova mas a inspiração é antiga. A referência vem do século XV e XVI, onde as mulheres venezianas começaram a usar sapatos com saltos de até 20 centímetros para parecerem mais altas. Na época, eles eram chamados de chopine e conquistaram o coração da ala feminina.

A cultura japonesa também deu start nessa tendência e há anos já trazia um modelo parecido, conhecido como okobo, o qual era confeccionado em madeira com solas grandes e robustas. No Japão, a ideia era usar o sapato para não arrastar suas vestes no chão e mantê-las limpas.

Voltando para nossa atualidade, elas começaram a aparecer de maneira tímida, ainda em 2011, em desfiles da Prada e Chanel. Inicialmente, a proposta não agradou como o esperado e as flatforms continuavam dando o ar da graça somente nas passarelas. 

Em 2012 a Prada voltou a investir na peça e apresentou novos modelos em um desfile para a temporada de verão de 2013. Uma das precursoras do modelo foi a atriz Elle Fanning, que usou uma flatform na pré-estreia do filme Crepúsculo – Amanhecer, parte II, naqueles mesmo ano.

Desde então, o sapato “ame ou odeie” tem se esforçado para garantir um espaço e parece agora chegou sua vez. Já é possível ver os modelinhos nos pés das mulheres em um passeio durante o dia, ao ar livre e até mesmo na noite. As vitrines também já têm apostado nele em cheio, é só dar um pulinho ao shopping e se deparar com várias opções, que vão desde sandálias, tênis, oxfords, botas e até chinelos.

Conforto e versatilidade são as palavras chaves; além de deixarem as mulheres altas como os outros saltos, a segurança e estabilidade das flatforms tem conquistado o público. A oportunidade de poder usar com várias combinações e em diversos lugares também tem agradado em cheio, afinal vai bem com shorts, calças, saias e até vestidos. E ainda deixa qualquer look com cara de moderninho.

Com shorts e saias a aposta é investir em modelos de sandálias ou oxfords, a junção é certeira. Os tênis também ficam super legais se a ideia é compor algo mais despojado e urbano. Com os vestidos as sandálias são a melhor opção. Neste caso abuse dos modelos mais incrementados e se quiser ousar ainda mais pode arriscar nas versões metalizadas que também estão e alta.

Já a bota é o par perfeito para usar com calças, principalmente se for skinny, já que proposta é não esconder o salto. As versões de cano curto são as mais queridinhas, já que nelas, o saltão vira o ponto alto do look. No entanto as calças combinam com quase todas as variações das flatforms.