Para celebrar o Dia Mundial do Fusca, foi montando recentemente em Curitiba, um mosaico com 144 carros, formando a inscrição DMF 2016. A montagem bateu recorde junto ao RankBrasil de Maior mosaico com veículos VW antigos. O desafio aconteceu no pátio da faculdade SOCIESC, na BR 116.
Conforme o idealizador e realizador do DMF, Marco Aurélio Cesar Rebuli, a ideia de montar um mosaico gigante surgiu de um evento ocorrido na África do Sul em 2009. “Contactei o responsável, o Sr. Pierri Burguer, que me passou as noções de como fazer isso”, conta Marco Aurélio. Ele detalha que o processo inicial exigiu uma série de etapas entre o planejamento do desenho e transformação do mesmo em mosaico, a busca de um lugar para a realização da iniciativa, o dimensionamento do desenho ao tamanho do local, a verificação de quantos veículos seriam necessários e a garantia que todos os inscritos estariam no local do evento em dia e horário agendados.
LAYOUT
O idealizador do mosaico relata que foi preciso colocar veículo por veículo no layout desenhado e na memória, e no dia do evento pôr os carros na posição planejada, com pequeno espaçamento entre eles. A desmontagem também necessitou atenção: “Tivemos que desmontar o mosaico na ordem inversa da montagem, sem que nenhum veículo se danificasse com a movimentação”. Entre as principais dificuldades, ele aponta a busca por um grande lugar com pavimentação para realizar o desafio, além do levantamento de valores para pagar os serviços prestados como ambulância, banheiros químicos, camisetas, seguranças, homologação do recorde e limpeza do local. Segundo, que é relações públicas do Fusca Mania Clube Curitiba, a conquista do título junto ao RankBrasil é motivo de orgulho.
“Somos o primeiro Fusca Clube no Brasil e nas Américas a registrar um mosaico gigante com VW antigos. Carregamos a bandeira deste recorde não só em nome do Fusca Mania Clube Curitiba, mas de outros Fusca Clubes da região, dos apaixonados por Fusca e derivados que não pertencem a clubes, e dos visitantes que estiveram conosco em cada edição do DMF - Dia Mundial do Fusca”.
EVENTO TRADICIONAL
O DMF é realizado há oito anos em Curitiba, com a participação de cerca de 10 mil pessoas em cada edição. Em 2016, além do mosaico gigante e da mega exposição de VW antigos, o evento contou com mercado de pulgas, caça ao tesouro, espaço para crianças e para mulheres, área de alimentação com food trucks, vôo panorâmico com helicóptero, entre outros atrativos.