Fundação Araucária oficializa parceria com universidade australiana

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 01/06/2016
Stephen Gray, representante da Victoria University, Paulo Brofman, da Fundação Araucária, e João Carlos Gomes, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Foto: Divulgação)

Foi assinado ontem (31/05), no Palácio das Araucárias, Curitiba, Memorando de Entendimento entre a Fundação Araucária e Victoria University, Austrália. O objetivo do termo é formalizar uma parceria entre as instituições.

O fruto direto desta cooperação é o "Programa de Parceria Universitária", que objetiva o intercâmbio de conhecimentos e inovações tecnológicas, por meio do financiamento de bolsas de pós-graduação, para estudantes brasileiros, no estado australiano da Victoria. As bolsas serão destinadas à projetos relacionados ao tratamento de água. O foco serão as iniciativas ligadas à reciclagem e reutilização da água urbana.

De acordo com o Presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, será destinado R$ 360 mil para este projeto, sendo que serão patrocinadas até quatro bolsas de doutorado, por um período de 12 meses. O Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, acrescenta que este intercâmbio contribui para o internacionalização do Paraná e consequentemente no desenvolvimento integrado do estado.

A parceria com a Victoria University começou no ano passado, quando esta assinou uma carta de intenções junto a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O Diretor do Departamento de Sustentabilidade e Inovação Tecnológica da  Victoria University, Stephen Gray, ressalta que a instituição está ansiosa tanto para ensinar, quanto para aprender com os brasileiros.