Corpos de sem-terra mortos em confronto são exumados no PR

Autor: Da Redação,
terça-feira, 31/05/2016
Corpos de sem terra mortos em confronto são exumados por determinação judicial - Foto: Divulgação pessoal/Anderson Bernar)

Os corpos de dois integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) mortos em um confronto com a polícia no dia 7 de abril em Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, são exumados nesta segunda-feira (30/05). Conforme a Polícia Federal, que também investiga o caso, os trabalhos devem prosseguir até ao menos quinta-feira (02/06).

Peritos responsáveis pelos exames foram nesta segunda para Três Barras do Paraná, onde está sepultado Vilmar Bordim, então com 44 anos, um dos mortos no impasse perto do assentamento Dom Tomás Balduíno. À tarde, o corpo será levado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Cascavel para exame de necropsia.

Amanhã (31/05), o corpo será novamente sepultado no mesmo cemitério. Na quarta-feira (01/06) está marcada a exumação do corpo de Leonir Orbach, de 25 anos, sepultado em Francisco Beltrão (sudoeste do Estado).

CONTROVÉRSIAS
Diversas versões já relatadas por testemunhas e contestadas tanto pela polícia como por advogados que cuidam do caso têm atrasado a conclusão dos trabalhos tanto das polícias Militar, Civil e Federal e do Ministério Público Estadual (MP-PR) sobre quem teria atirado primeiro.

Os dois lados, no entanto, garantem que foram vítimas de uma emboscada. Em decorrência das versões contraditórias, a Justiça determinou a reconstituição do confronto, com versões dos policiais e dos sem-terra, e a exumação dos corpos dos dois mortos.