Cientistas criam mapa biológico do fundo do oceano

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 13/05/2016
Pesquisadores então analisaram as áreas onde existe grande variedade de estrelas-do-mar, - Foto: HO-Nick Hobgood/The Canadian Press

Ao observar as estrelas-do-mar, um grupo de cientistas foi capaz de criar um mapa biológico do escuro fundo do oceano, sendo este capaz de prever a biodiversidade de diversas regiões. Ele foi publicado nesta semana na revista Nature.

A equipe coletou dados de registros de museus do mundo todo durante um período de 15 anos, criando um banco de dados de cada um dos tipos de estrela-do-mar, onde foi encontrado, com latitude, longitude, e profundidade. Os pesquisadores então analisaram as áreas onde existe grande variedade de estrelas-do-mar, considerando a presença destas como indicador de biodiversidade.

Os biólogos explicam que os maiores números de espécies eram encontrados em latitudes médias, distantes do equador. Foi formulada uma hipótese de que a densidade demográfica de estrelas-do-mar pode estar ligada à presença de plâncton nos ecossistemas, sendo estes importantes fontes de nutrientes para as cadeias alimentares marinhas.

APERFEIÇOAMENTO

Os pesquisadores acreditam que os mapas podem se aperfeiçoar com mais dados, tornando-se mais precisos e abrangendo uma parcela maior da vida marinha. Eles também creem que ele poderá ajudar nas campanhas de conservação de certas áreas do oceano, financiadas por ações governamentais de diferentes estados.