Cientistas descobrem fósseis de com idade estimada em 71 milhões de anos na Antártida

Autor: Da Redação,
terça-feira, 24/05/2016
Cientistas acamparam durante 5 semanas entre fevereiro e março, tendo de escalar 10 quilômetros todos os dias para se locomoverem do acampamento à área de escavação - Foto: Arquivo

Uma equipe de cientistas dos Estados Unidos, da Austrália e da África do Sul descobriu uma tonelada de fósseis de dinossauros com idade estimada em 71 milhões de anos durante uma difícil expedição na Antártida. Os fósseis descobertos são semelhantes a plesiossauros e mosassaurus, ambos animais marinhos.

A equipe também encontrou fósseis de pássaros que habitaram a região durante o período Cretáceo. A expedição foi realizada na ilha de James Ross, uma das poucas áreas da Antártida cujas rochas ficam expostas durante o verão. Para superar os obstáculos da travessia, em especial os trechos do oceano que estavam congelados, os cientistas utilizaram helicópteros e botes infláveis.

ACAMPAMENTO E ESCALADA
Os cientistas acamparam durante 5 semanas entre fevereiro e março, tendo de escalar 10 quilômetros todos os dias para se locomoverem do acampamento à área de escavação. No momento os fósseis se encontram no Chile, mas em breve serão enviados ao Carnegie Museum of Natural History, EUA, onde poderão ser melhor estudados.