​Veículo montado por estudantes do PR faz 400 km com um litro de etanol

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 11/04/2016
A equipe paranaense Pato a Jato concorre na categoria combustível alternativo, na competição realizada em Detroit - Foto: Divulgação UTFPR

A equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vai participar da Shell Eco-marathon Americas, em Detroit, nos Estados Unidos, pelo segundo ano seguido. O grupo de universitários é composto por 18 pessoas e viaja para a cidade americana, eleita o berço da indústria automobilística.

A equipe Pato a Jato vai apresentar um protótipo de veículo capaz de rodar até 400 quilômetros com apenas um litro de etanol. Este ano, o evento acontece entre os dias 22 e 24 de abril. A ideia é estimular estudantes da América a projetar e construir protótipos com alta eficiência energética.

Os paranaenses vão concorrer nas categorias Bateria, Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Hidrogênio e CNG (Gás Natural Comprimido). Este ano, o evento acontece entre os dias 22 e 24 de abril. Fases da competição com participantes da Ásia e Europa também são realizadas todos os anos.

Em 2015, a Pato a Jato conquistou o segundo lugar na categoria ‘Combustível Alternativo’, alcançando a marca de 316 quilômetros rodados com um litro de etanol. Concorreu com uma centena de equipes universitárias do Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos.

Outras quatro instituições de ensino brasileiras também participam da competição. No ano passado a equipe Pato a Jato obteve o segundo lugar na categoria ‘Combustível Alternativo’, com um veículo que rodou 316 quilômetros com um litro de etanol.

A equipe paranaense disputou com 100 equipes universitárias do Estados Unidos, México ,Guatemala, Canadá. Mais quatro equipes brasileiras participam da competição.A equipe da UTFPR apresenta em 2016 a versão “2.0” do Popygua. O novo protótipo – o nome remete ao município de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, onde está um campi da UTFPR –  com estrutura de fibra de carbono e, pesando apenas 37 quilos (13 quilos mais leve que o modelo apresentado em 2015.