Cientistas alertam que escassez de água afeta 4 bilhões de pessoas todo ano

Autor: Da Redação,
sábado, 13/02/2016
Milho cultivado em Hoopstad, África do Sul,. O referido país teve 2015 como o ano mais seco de sua história. Fonte: thestar.com

Mais de 4 bilhões de pessoas - quase dois terços da população mundial - são afetadas pela falta de água por pelo menos um mês ao ano, aponta um novo estudo publicado pela revista Science Advances, nesta sexta-feira (12).

Metade dessas pessoas vive na China e na Índia. Outras tantas em Bangladesh, Paquistão, Nigéria, México, nos Estados Unidos - em estados como Califórnia, Texas e Flórida e até no Brasil, na região nordeste.

Os números detectados são muito piores do que se esperava. Estudos anteriores afirmavam que a escassez atingia de 1,7 a 3,1 bilhões de pessoas.

Os autores da pesquisa, dois experts em água da Universidade de Twente, Países Baixos,  e afirmaram não estar surpresos com sua descoberta. É claro que a "escassez de água é um sério fator de risco para nossa economia global, coisa que muitas pessoas não percebem," afirmou o autor principal do trabalho, Arjen Y Hoekstra.

Para esse estudo, os pesquisadores compararam o uso de água em um local com a quantidade mensal de água disponível, não com a anual, como estudos anteriores haviam feito.

O motivo pelo qual mais de quatro bilhões de pessoas vivem precariamente pelo menos um mês por ano não é complexo: uma população em crescimento criou mais demanda por comida e nossos hábitos de consumo mudaram rapidamente.

Fonte: thestar.com, por Raveena Aulakh