Parasita que se reproduz em felinos 'pode alterar o comportamento de pessoas infectadas'

Autor: Da Redação,
terça-feira, 09/02/2016
Alguns estudos ligaram o parasita a distúrbios psicóticos em humanos. Fonte: independent.co.uk

Um estudo feito observando o Toxoplasma gondii, parasita que possui como hospedeiro definitivo felinos em geral, descobriu que ele faz com que chipanzés sejam atraídos pelo cheiro da urina de leopardo, seu único predador natural. Estudos anteriores já haviam demonstrado que ratos infectados perdiam seu medo natural de gatos.

"Felinos são infectados após consumirem presas infectadas. Logo, o medo natural em relação aos gatos por parte dos ratos representa um obstáculo para o parasita", afirmou a Dra. Clémence Poirotte, do Centro de Ecologia Evolutiva e Funcional  de Montpeiller, França, e principal autora do estudo.

As conclusões do estudo apoiam a ideia de que o parasita T. Gondii também pode influenciar no comportamento de pessoas infectadas, possivelmente quando é levado ao cérebro pela corrente sanguínea, onde faz alterações na amídala, região responsável pelo medo.

Vários estudos indicaram que o T. Gondii pode afetar a personalidade das pessoas infectadas retardando seus reflexos ou tornando-as mais propensas a correr riscos. Alguns estudos conectaram o parasita a distúrbios psicóticos como o suicídio, e a doenças psiquiátricas, como a esquizofrenia.

Fonte: The Independent