Cientistas criam ratos machos que podem se reproduzir sem o cromossomo Y

Autor: Da Redação,
sábado, 30/01/2016
Cientistas criaram rato de laboratório macho sem cromossomo Y que ainda é capaz de se reproduzir. Fonte: independent.co.uk

Nos mamíferos, a reprodução se baseia nas possíveis combinações de cromossomos passadas para a próxima geração. As mulheres possuem 2 cromossomos X, um herdado de cada progenitor, enquanto os homens possuem um cromossomo X herdado da mãe, e um cromossomo Y herdado do pai.

São os genes do cromossomo Y que catalisam o desenvolvimento de um feto masculino no útero. Sem eles, o feto se desenvolverá no sexo "padrão", que normalmente é o feminino.

Entretanto, cientistas da Universidade do Havaí demonstraram que é possível para um macho sem o cromossomo Y se tornar um macho fértil, desde que tenha dois outros genes funcionando. No estudo publicado, eles demonstraram que esses machos com cromossomo Y ausente ainda eram capazes de produzir esperma que poderia dar origem a descendentes férteis e saudáveis, embora os filhos e netos destes continuassem sem o referido cromossomo.

Os cientistas afirmam que a descoberta poderá ajudar a tratar casos de infertilidade masculina, pois foi demonstrado que alguns genes podem substituir o cromossomo Y na hora da reprodução.

Fonte: independent.co.uk