​Chuvas já afetaram 8.348 pessoas no Paraná

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 13/01/2016
Casa danificada pela chuva em Arapongas - Foto: José Luiz Mendes

Dados apurados pela Defesa Civil do Paraná, atualizados no início da noite de ontem (12) apontam que as fortes chuvas já afetaram 8.348 pessoas no Estado, das quais 1.310 ficaram desalojadas, sendo que 991 permanecem fora de suas casas. Há 110 pessoas desabrigadas. Foram danificadas 490 casas e outras oito foram destruídas.  De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Adílson Castilho Casitas,  o impacto pode ser ainda maior, já que os municípios estão fazendo o atendimento referente às últimas 48 horas, quando as precipitações foram mais intensas, e ainda apuram os estragos e o número total de pessoas afetadas.

A previsão é de que cerca de 700 mil pessoas sejam afetadas, já que a elevação dos rios pode comprometer o abastecimento de água em municípios como Londrina e Maringá. 

Até o momento, segundo a Defesa Civil, foram atingidos Arapongas,Bandeirantes, Cambé, Cambira, Campina Grande do Sul, Cruzeiro do Sul, Fazenda Rio Grande, Ibaiti, Ibiporã, Jaboti, Jaguariaíva, Jataizinho, Londrina, Marilândia do Sul, Maringá, Nova Esperança, Novo Itacolomi, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Reserva, Rio Bom, Rolândia, Sabáudia, Santana do Itararé, São José dos Pinhais, Tamarana, Tomazina e Wenceslau Braz.

MAIS QUE A MÉDIA - Segundo o Simepar, o volume de chuvas que atinge a região Norte chega 340 milímetros nas últimas 48 horas, nível superior à média histórica para todo o mês de janeiro, que é de 212 milímetros. Em Rolândia, equipes do Corpo de Bombeiros procuram por um motorista de ônibus que foi levado por uma enxurrada no Ribeirão Bandeirantes e está desaparecido. Técnicos da Defesa Civil foram enviados ao município para ajudar a prefeitura na elaboração da documentação necessária para o decreto de situação de emergência.

Com informações da Agência Estadual de Notícias