Tribuna do Norte Online

Sesan faz balanço de ações do programa de Aquisição de Alimentos

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 15/01/2025
O Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal realiza a compra direta de alimentos de agricultores familiares O Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal realiza a compra direta de alimentos de agricultores familiares

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), divulgou nesta quarta-feira (15), um balanço das ações inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos em 2024. Segundo informações, ao todo 19 produtores familiares foram inseridos ao programa – com fornecimento de 21 tipos de itens; mais de 36 toneladas de produtos.

📰 LEIA MAIS: Arapongas abre inscrições para o Torneio Primeiro de Maio de 2025

O Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal realiza a compra direta de alimentos de agricultores familiares, sem necessidade de licitação e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como à rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.

Também no ano passado, 11 entidades socioassistenciais de Arapongas foram beneficiadas pelo programa. “Algo que fortalece a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local. Além de promover o acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional”, falou a secretária da pasta, Terezinha Canassa. Ainda conforme ela, Arapongas foi escolhida; entre as 5 cidades do Paraná, para aderir ao programa em 2024, resultado de bom trabalho realizado pela Sesan e, por Arapongas já estar inscrita no Sisan Federal, acompanhado pela nutricionista da Sesan, Ellen Mendonça.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Compra Direta Paraná

Também inserido no plano de gestão da Sesan, o programa Compra Direta Paraná, é realizado pelo Governo Estadual e adquire gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, fazendo a entrega direta à rede socioassistencial do Estado, como hospitais e entidades filantrópicas, Cras, entre outros. No ano passado, participaram cinco cooperativas e associações, seis entidades, além da distribuição aos quatros Cras do município; beneficiando 180 famílias – aquelas com crianças na faixa etária da primeira infância. Entre os produtos distribuídos constaram: pães caseiros, fubá, doce em pasta, polpa de frutas congeladas, legumes, verduras, frutas e temperos, com entrega bimestral.