Nesta quinta-feira, 09, a Prefeitura de Arapongas (PR), por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez o lançamento da Semana do Bebê. O ato aconteceu no Cine Teatro Mauá. A ação também conta com a parceria das Secretarias de Saúde, Administração, Assistência Social e o Comitê da Municipal Intersetorial da Primeira Infância. Com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, demais secretários municipais e vereadores da base aliada, o evento visa fortalecer e sensibilizar a população para a proteção e defesa dos direitos das crianças - da fase de gestação até os seis anos de idade. Neste ano, as ações da Semana do Bebê dão destaque para os serviços especializados do Centro Integral da Saúde da Mulher (Cisam).
O coordenador do Comitê da Primeira Infância e também vereador, Marcelo Junio, salientou sobre a importância e realização de políticas públicas voltadas à primeira infância. “A gestão municipal tem feito o seu papel. E através de ações integradas estamos fortalecendo o setor, com atenção às gestantes e crianças – de zero a seis anos”, falou.
- LEIA MAIS: Prefeitura de Arapongas lança 'Semana do Bebê' nesta quinta-feira (9)
O prefeito Sérgio Onofre ressaltou sobre a atuação do Cisam que desenvolve papel fundamental na atenção e cuidado com as gestantes e os bebês. “São atendimentos que acompanham desde o início da gestação aos cuidados com os recém-nascidos. Uma rede especializada e que se fortalece a cada dia. O Comitê da Primeira Infância de Arapongas também tem um importante papel social”, mencionou.
A solenidade contou ainda com apresentações musicais e de dança, com participação de gestantes e mães atendidas pelo município.
Participaram também a secretária de Educação, Zanza Bobato Cortez, secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, e a coordenadora do Cisam, Juliana Parazzi, e a diretora da Saúde, Sandra Onofre.
Você sabia?
O Centro Integrado de Saúde da Mulher (Cisam) oferece atendimento médico, odontológico e psicológico a milhares de gestantes de Arapongas, incluindo especialidades como obstetras, ginecologistas, pediatra, enfermeiras, enfermeira especialista em mama, técnicas em enfermagem, auxiliar de enfermagem, dentistas, psicóloga, nutricionista, fisioterapeutas, administrativas e auxiliares de serviços gerais. Na área de amamentação, para todas as puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) e apresentam dificuldades em amamentar são agendados atendimentos com a enfermeira especialista.