Reunião define nesta terça retomada de atendimentos no Honpar

Autor: Da Redação,
terça-feira, 30/06/2020
Reunião define nesta terça retomada de atendimentos no Honpar

Uma reunião marcada para esta terça-feira (30), as 14h, entre representantes do Hospital Norte do Paraná  (Honpar), Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas e 16ª Regional de Saúde de Apucarana, deve definir se os atendimentos do hospital serão normalizados a partir desta quarta-feira (01).

O Honpar está com atendimentos gerais suspensos desde o último dia 24, após 13 funcionários e  4 pacientes serem testados positivo para a Covid-19.  O hospital teve as UTIs fechadas, e aguarda decisão para retornar as atividades ainda nesta semana.

O chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Altimar Carletto, destaca que desde sábado, os atendimentos urgência e emergência foram transferidos para outros locais, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de 18 e 24 horas, além do Hospital da Providência, de Apucarana; Nossa Senhora de Fátima, de Jandaia, Santa Casa, de Arapongas. O médico explica que áreas como oncologia e urgências cardiológicas continuam sendo atendidas normalmente. “Vale lembrar que os pacientes não foram transferidos. Os internados continuam internados. Provavelmente  até esta quarta-feira, as atividades devem voltar ao normal no que se refere ao atendimento de urgência e emergência para o Honpar”, reforça. 

Carletto diz que os hospitais citados fazem parte de uma rede de atendimento de urgência e emergência, comandado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Por isso, não existe risco de sobrecarregar essas instituições. “Fazemos apenas um apelo para que a população evite a procura direta dos hospitais. Se necessário, procure pelas UPAs e pronto atendimento 18 e 24 horas”, reforça.

Conforme o secretário de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto, foram coletados materiais de 600 profissionais e pacientes e encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen).

“Faremos o possível para otimizar esse trabalho porque é um hospital que está em questão. Assim como outros vários profissionais, quem for diagnosticado com o vírus será afastado de suas atividades. Temos 352 casos em investigação em nossa cidade, ou seja, aguardamos os resultados desses exames”, explica.

Foto por Arquivo TN