Buscando alcançar e capacitar mais jovens para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda (Semude), com apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) Apucarana e outros parceiros, tem estruturado um projeto inovador e educacional para fomentar a participação de jovens nos postos de trabalho do município. A primeira reunião realizada na última segunda-feira (07), contou com a presença da secretária da Semude, Cláudia Lens, do chefe do NRE Apucarana, Vladmir Barbosa, da subchefe do NRE, Patrícia Marchi, da técnica Zélia Vaz, além da gerente geral do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Roseli Paetzold, e o coordenador Ulisses Ribeiro. “Foi uma reunião de alinhamento. Contudo, o projeto contará com três grandes etapas, com foco em proporcionar um ambiente de aprendizado focado no desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro”, adianta Claudia Lens.
LEIA MAIS: Casal é preso em flagrante por tráfico de drogas pela Polícia Civil
Como vai funcionar
De acordo com os responsáveis, a primeira etapa do projeto de empregabilidade tem como objetivo trabalhar assuntos comportamentais que têm impacto direto na busca pelo primeiro emprego.
Na segunda etapa, será implementada uma metodologia que leve à conexão entre escola e indústria, momento em que os jovens possam observar processos, participar de projetos e interagir com profissionais experientes, possibilitando o desenvolvimento de competências (trabalho em equipe, resolução de problemas e postura profissional).
LEIA MAIS: Homem é preso por estuprar, quebrar dentes e manter mulher em cárcere privado no PR
Na terceira etapa, a ideia é proporcionar uma vivência direcionada para o mercado de trabalho, com o auxílio da tecnologia e da inteligência artificial na vivência de desafios reais. “ Ao final, queremos ter jovens que se motivem e se conectem com o mercado de trabalho de forma entusiasta, mas também por outro lado empresas que poderão vivenciar uma experiência inovadora apoiando a capacitação dos jovens talentos”, afirma a secretária da Semude, Claudia Lens.
A previsão é de que o projeto seja implementando no 2º semestre de 2025.