O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, assinou o decreto nº870/22, que institui o Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância – projeto voltado para a proteção e defesa dos direitos da criança - da fase de gestação até os seis anos de idade.
Desde outubro do ano passado, com apoio da Câmara Municipal, com intermédio do vereador e professor da Educação Infantil, Marcelo Junio, o município tem se articulado para a implantação desses serviços, por meio da elaboração de políticas públicas. “Um dia importante, que traz novos e positivos rumos para as nossas crianças. Tivemos o empenho de toda uma equipe na elaboração e desenvolvimento dessas ações. Queremos fazer muito mais pelas nossas crianças”, disse Onofre.
- LEIA MAIS: Com nova estrutura, Arapongas terá o maior Pronto-Socorro do Paraná
Marcelo Junio também comemorou a nova etapa alcançada. “São ações de políticas públicas que vêm para favorecer o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Desde o início, o prefeito acreditou neste projeto, dando todo o respaldo necessário. Mais um passo favorável para o cuidado com as crianças do nosso município”, falou.
Agora, o Comitê Municipal Intersetorial fica responsável pela elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância – que deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); mobilizar e articular os atores do Sistema de Garantia de direitos para elaboração e implantação do Plano Municipal pela Primeira Infância, entre outros.
Compõem o novo Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Saúde CMDCA e Conselho Tutelar. Participaram do ato o secretário de Administração, Gabriel Esper, secretária da Educação, Cristiane Rossetti, diretora da Saúde, Sandra Onofre, a psicóloga e coordenadora do Comitê, Clarissa Bergonci, e a diretora de Administração, Mayla Comar.