Poliomielite: Arapongas prepara vacinação nas escolas; veja

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 29/08/2022
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado do secretário de Saúde, Moacir Paludetto Junior, anunciou nesta segunda-feira (29) uma nova estratégia para aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite no município. A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Educação vai encaminhar aos pais um documento para que os responsáveis pelas crianças autorizem que a imunização ocorra nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Veja vídeo abaixo. 

Segundo o prefeito, o município tem mais de 6 mil crianças na faixa etária para imunização – entre 12 meses e 5 anos incompletos – e apenas 1,5 mil já foram imunizadas. A campanha começou no início do mês. “Não corra esse risco”, comenta o prefeito.

O secretário de saúde do município, Moacir Paludetto Junior, destaca que a baixa cobertura da vacina contra pólio é um problema nacional.    

“Nós vamos dar um passo adiante e levar essa vacina para as 24 CMEIs da cidade justamente para aumentar essa cobertura”

- Moacir Paludetto Junior, secretário de saúde do município
 A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Veja: