A 7ª Companhia de Polícia Militar (CIPM), de Arapongas, se despediu na última terça-feira (19) do cão Astor. “As”, como era carinhosamente chamado pelos policiais militares, já estava aposentado e havia sido adotado por uma família da cidade.
Cão da raça pastor belga malinois, ele atuou na 7ª Companhia Independente de Polícia Militar por seis anos, participando do policiamento ostensivo e também de ações de show dog com crianças e adultos.
-LEIA MAIS: Arapongas inaugura nesta sexta o 'ParCão', espaço para lazer de pets
“Foi um verdadeiro herói de quatro patas, que deixou uma marca indelével e contribuiu de forma significante para a segurança pública da cidade de Arapongas. Mostrou dedicação exemplar e um compromisso incansável em proteger e servir à comunidade. Sua atuação foi fundamental em diversas operações”, postou a PM de Arapongas no Instagram.
Em depoimento nas redes sociais, o sargento Paulo comentou sobre a relação dele com o animal. O sargento recebeu o cão em 2011 e conta que pastor belga chegou na cidade inicialmente para um projeto de detecção de explosivos. No entanto, o projeto foi alterado e o cão passou a atuar no policiamento ostensivo.
Astor morreu de causas naturais na terça-feira. Segundo o sargento, o cachorro estava com uma família, mas acompanhado pela PM em uma guarda compartilhada. “Só tenho a agradecer ter tido a oportunidade de trabalhar com um animal excelente com esse”, disse Paulo.
Veja a homenagem: