Parceria com a Rumo deve reduzir número de acidentes em Arapongas

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 16/11/2022
O projeto beneficia outros municípios da região, somando, no total, 15 cruzamentos

Em parceria com a Prefeitura de Arapongas, a Rumo irá realizar até o final deste ano a instalação de equipamentos que fazem parte do projeto PN Sensoreada, desenvolvido como parte das iniciativas da concessionária em parceria com os municípios e o Detran-PR em prol de um trânsito mais seguro.

O projeto beneficia outros municípios da região, somando, no total, 15 cruzamentos. Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Sérgio Argati, em Arapongas o sistema deverá ser instalado no entroncamento das ruas Patativa, Condor e Drongo, na Rua Abelheiro e na Avenida Arapongas, proximidades da Estação Cultural Milene. “Nesses três pontos ocorrem 56% dos acidentes envolvendo a ferrovia. Nós acreditamos que essa parceria com a Rumo vai representar uma grande conquista para o município em termos de segurança”, salienta Argati.

-LEIA MAIS: Arapongas: Pagamento do REFIS 2022 pode ser efetuado até 30/11

A iniciativa consiste em quatro sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de aproximadamente 400 metros que identificam a aproximação do trem. Por meio de um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de monitoramento do local, os sinais são captados pelo equipamento e acionam a sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia. Já existem dois protótipos em funcionamento nas cidades de Curitiba e Jandaia do Sul.

O projeto, ainda em fase de testes, tem como objetivo avaliar a diminuição de abalroamentos nas cidades que têm passagens em nível consideradas críticas. A partir dos resultados positivos, a concessionária irá repassar o projeto para que as prefeituras e órgãos de trânsito avaliem a possibilidade de implementação da tecnologia em outras localidades e utilizem como instrumento de fiscalização.