Na França, araponguense trabalha na organização dos Jogos Olímpicos

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 08/07/2024
Ricardo Campana em Paris, onde irá ocorrer as Olímpiadas

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam no próximo dia 26 e uma grande equipe com pessoas do mundo todo trabalham na organização de um dos maiores eventos esportivos. Entre eles está o morador de Arapongas Ricardo Campana, gerente de tecnologia e responsável por coordenar e implementar operações tecnológicas que sustentam a competição.

O araponguense, que está entre os mais de 100 brasileiros envolvido na organização dos Jogos Olímpicos, trabalha na infraestrutura tecnológica do estádio de futebol La-Beaujoire, localizado na cidade de Nantes. Ele iniciou essa jornada em março deste ano e vai operar durante o torneio toda a tecnologia que envolve as equipes masculina e feminina dos países Japão, Nigéria, Espanha, Israel e Republica Dominicana. 

-LEIA MAIS: Acidente com torcedores do Corinthians na BR-262 deixa três mortos

"Meu papel é garantir que todas as tecnologias estejam perfeitamente integradas e funcionando harmoniosamente. Desde a rede Wi-fi até os sistemas de pontuação e resultados, suportando desde a operação do evento até a segurança cibernética, tudo precisa estar em perfeita sintonia" explica Campana.

Não é a primeira vez que o morador de Arapongas se aventura nesse curioso trabalho. Em sua carreira, ele já atuou nas Olimpíadas de Londres, em 2012, Rio, em 2016, e nas Copas do Mundo de 2014 e 2022, além de outros eventos mundiais. "É uma honra fazer parte deste evento histórico e ver o resultado de nosso trabalho refletido na alegria e emoção dos espectadores, jornalistas e atletas", disse.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 são um verdadeiro teste para qualquer equipe de tecnologia. Segundo Campana, a necessidade de planejamento e organização são imensas e a entrega dos sistemas são muito necessárias para as coberturas da mídia. Ele conta que a preparação para a realização do evento vem acontecendo há algum tempo.

"A preparação começou anos antes, com a instalação de redes de fibra óptica de alta velocidade e sistemas avançados de comunicação e segurança. O estádio La Beaujoire foi inaugurado em 1989, e adaptar sua infraestrutura para suportar a demanda de um evento dessa magnitude foi um desafio emocionante", comenta.

A segurança cibernética é outra prioridade. Com um evento de tamanha visibilidade, a ameaça de ataques cibernéticos é constante. "Paris 2024 possui uma equipe especializada monitorando as redes 24 horas por dia, pronta para neutralizar qualquer tentativa de invasão," destaca.