A Guarda Municipal de Arapongas (PR), em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), atendeu a uma denúncia de maus-tratos a animais e posse ilegal de pássaros silvestres em uma chácara na Estrada Municipal, na tarde desta quarta-feira (02).
📰 LEIA MAIS: Polícia Militar alerta para ação de golpistas no comércio de Apucarana
Ao chegar na propriedade rural, a equipe constatou a presença de três gaiolas com pássaros penduradas na varanda e questionou a proprietária sobre as licenças ambientais. A infratora informou não possuir autorização. Durante a fiscalização, foram encontrados mais 10 pássaros no interior da residência, totalizando 10 coleirinhas (Sporophila caerulescens) e três trinca-ferros (Saltator similis), todos sem licença.
Sobre a acusação de maus-tratos, a proprietária alegou que os cachorros encontrados na chácara eram abandonados e que ela os alimentava, negando vínculo com os animais. A denúncia de posse ilegal de arma de fogo foi considerada improcedente, pois nenhum armamento foi encontrado.
Diante das irregularidades constatadas quanto à manutenção de aves silvestres sem autorização, foi aplicada uma multa equivalente a 20 Unidades Fiscais de Arapongas (UFAs). A mulher foi presa e encaminhada, junto com os pássaros, à 22ª Delegacia de Polícia Civil de Arapongas (22ª SDP). Os pássaros foram entregues à Secretaria de Meio Ambiente, que cuidará da destinação adequada dos animais.