Após a denúncia da deputada federal Carol Dartora (PT-PR) em suas redes sociais sobre um suposto caso de apologia ao nazismo que teria ocorrido no Colégio Estadual Cívico-Militar Marquês de Caravelas, em Arapongas, no Norte do Estado, o Ministério Público do Paraná informou nesta segunda-feira (9) que abriu um procedimento para investigar caso.
O episódio aconteceu na última sexta-feira (6). Segundo o MP, foram exigidas informações à instituição de ensino e ao Núcleo Regional de Educação. "As Promotorias Criminais da Comarca vão acompanhar essa apuração, de forma integrada com a Polícia Civil", conclui a nota.
-LEIA MAIS: Deputada denuncia apologia ao nazismo em colégio de Arapongas (PR)
Em uma das imagens compartilhadas pela deputada no domingo (8) aparecem dois jovens de roupas pretas ao lado de um manequim com um bigode que remete ao de Adolf Hitler, além de faixas vermelhas com suásticas ao redor.
Em outra foto, um rapaz está vestindo um boné com uma suástica desenhada. Conforme postagens feitas na página, estudantes do colégio viajaram até um município vizinho para entrevistar a filha de um soldado nazista.
O Museu do Holocausto, sediado em Curitiba, criticou a atividade escolar. Em nota, a instituição disse ter tomado conhecimento do episódio com "espanto e indignação" e que a proposta da escola foi um "desserviço".