Miguel e Décio são oficializados como vereadores em Arapongas

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 25/05/2023
Miguel Messias (PSC) e Décio Rosanelli (Podemos)

O juiz da 61ª Zona Eleitoral da Comarca de Arapongas, Gabriel Rocha Zenum, oficializou nesta quinta-feira (24) como novos vereadores do município os candidatos Miguel Messias (PSC) e Décio Rosanelli (Podemos). Eles vão assumir as vagas do até então presidente do Legislativo, Rubens Franzin Manoel, o Rubão, e de Paulo César de Araújo, o Pastor do Mercado, ambos do União Brasil, que tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rubão e Pastor do Mercado perderam seus mandatos porque o TSE determinou a anulação de todos os votos dos candidatos a vereador do antigo partido DEM (atual União Brasil) em ação de investigação eleitoral que apontou fraude na composição da chapa referente à cota de gênero de candidaturas masculinas e femininas nas eleições de 2020. A ação foi impetrada pelo partido Podemos e pelo candidato a vereador Décio Rosanelli (Podemos).

Todos os 6.064 votos obtidos pela chapa de candidatos a vereador do DEM foram anulados. Com isso, uma nova totalização de votos, com emissão do relatório da apuração final, foi feita nesta quinta-feira no Fórum Eleitoral de Arapongas pelo juiz Gabriel Zenum, junto com a chefe do Cartório Eleitoral, Mariângela de Souza Mello. 

- LEIA MAIS: Câmara terá de pagar salários retroativos a Pastor do Mercado; entenda

O ato foi acompanhado por representantes do Ministério Público Eleitoral, de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e candidatos a vereador interessados no resultado final do pleito.

Ainda nesta quinta-feira o juiz eleitoral enviou ofício à Câmara Municipal informando sobre o resultado da apuração final de votos, com os nomes dos dois candidatos a vereador que devem tomar posse de imediato. 

O vereador Marcelo Junio de Souza (DC), o Professor Marcelinho, que responde como presidente da Casa de Leis interinamente, informou que, tão logo receba esta notificação da Justiça Eleitoral, os dois novos vereadores serão convocados para que sua posse aconteça já na próxima sessão, segunda-feira (29). Após a posse, ainda de acordo com o Professor Marcelinho, será iniciado o processo de votação para a escolha do novo presidente da Câmara e da mesa diretora. 

Enquanto isso, vereadores cassados prometeram entrar com recurso contra a decisão do TSE. Eles alegam não ter participado da organização da chapa de candidatos a vereador do partido.

Por, Edison Costa