Em um encontro realizado na tarde de quinta (13), no auditório municipal, a médica Flávia Carolina Mantine, especialista em Hematologia e Hemoterapia, foi apresentada às equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A partir de agosto, Arapongas passou a contar com a especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em sua apresentação, a médica frisou a importância da especialidade, ligada também aos atendimentos em saúde básica. “ O papel do hematologista é investigar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sangue, sejam eles benignos ou malignos do ponto de vista patológico e por todos os procedimentos relacionados à transfusão de sangue. E os atendimentos já na saúde básica são fundamentais. Estou aqui para me apresentar e conhecer um pouco mais das equipes das UBS’s. Estarei sempre à disposição para juntos levarmos ações necessárias e precisas em saúde”, disse.
O secretário de Saúde, Moacir Paludetto Junior, reforçou que poucos municípios possuem especialistas nesta área. ” Agora os pacientes têm mais qualidade no atendimento, bem como os profissionais da Atenção Básica passarão a ter um suporte maior para o monitoramento”, disse.Os atendimentos da especialidade em hematologia serão todas as segundas-feiras de manhã no Centro de Especialidades Jaime de Lima. Os encaminhamentos deverão ser realizados por médicos que atendem no Sistema Único de Saúde de Arapongas.