A pequena Sofia Vicente Fuganholi, 7 anos, de Arapongas, faz tratamento de leucemia linfoblástica aguda (LLA), tipo B, desde setembro de 2021 no Hospital do Câncer, de Londrina. Conforme ela realiza as quimioterapias, precisa fazer transfusão de sangue e, com isso, a família criou uma campanha para doações de sangue.
A mãe dela, Fabiana Vicente Fuganholi, conta que Sofia já passou por dois anos e três meses de "quimioterapias pesadas".
"Há um mês, a Sofia voltou ao tratamento, já transfundiu cinco vezes e, algumas dessas vezes, teve que esperar pois não tinha o tipo sanguíneo dela no banco, tendo que recorrer a outras cidades. É a segunda vez que fazemos campanha de doação, as pessoas precisam saber que esse gesto de doar salva milhares de vida, cada gotinha é um ato de amor com o próximo", disse.
-LEIA MAIS: Arapongas incentiva paz e responsabilidade no trânsito
Desde janeiro, Sofia havia parado com remédios. Entretanto, no mês passado descobriu o retorno da doença. "Ela vai para transplante de medula óssea em Curitiba. As quimioterapias destroem tanto as células ruins quanto as boas (células de defesas). As transfusões de hemácias e plaquetas são muito importantes durante todo o processo de tratamento", explica Fabiana.
Nas redes sociais, a pequena araponguense comenta sobre o tratamento e agradece as doações. "Hoje estou com meus dois braços parados. Um estou tomando soro, e no outro tomando sangue que vocês me doaram. Salva vidas, Deus é bom o tempo todo. Muito obrigada", disse em um vídeo.