Entrega do bolo de Santo Antônio movimenta paróquia de Arapongas

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 13/06/2024
Bolo tem seis metros de comprimento e 150 quilos

A entrega do tradicional bolo do santo casamenteiro movimentou a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Arapongas, nesta quinta-feira (13). Centenas de moradores da cidade e também da região, foram retirar seus pedaços de bolo e, quem sabe, encontrar as disputadas medalhas do santo. 

- LEIA MAIS: Dia de Santo Antônio: saiba como pedir a ajuda do santo casamenteiro

O bolo tem 6 metros de comprimento e 150 quilos, o que renderia aproximadamente 1 mil pedaços. A massa é simples, recheada com doce de leite e cobertura de chantili. Mas não é a receita que atrai os fiéis, mas sim as disputadas medalhas do santo espalhadas pelo bolo. Diz a crença que a pessoa que encontrar, tem casamento garantido. E a primeira medalha do dia foi encontrada pela professora Andressa Shimidth, que mora em Arapongas. Ela compartilhou o momento no story do Instagram. "A minha parte eu fiz. Agora é com você Santo Antônio", escreveu no post. 

Foto por reprodução/Instagram
Professora Andressa Shimidth encontrou a primeira medalha do dia
 

A fama de casamenteiro de Santo Antônio surgiu em Nápoles, na Itália, após um milagre atribuído a ele. Uma moça de Nápoles queria se casar, mas não tinha o valor do dote, que como de costume na época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo. Foi então que a mulher teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser entregue a um determinado comerciante. No bilhete estava escrito que o trabalhador desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do bilhete.

Quando ela fez isso, o comerciante aceitou, já que o papel não devia pesar quase nada. Entretanto, ele se surpreendeu quando teve que pagar 400 escudos de prata até que a balança chegasse ao equilíbrio. Segundo conta a história, o comerciante tinha feito, tempos antes, uma promessa desse valor para o santo, contudo nunca a cumpriu. Por isso mesmo, Santo Antônio fez com que ele pagasse a dívida e ainda ajudasse a jovem a conseguir o dinheiro para se casar.

VIÚVA ENCONTROU NOVO AMOR APÓS "MORDER O SANTO"

A dona de casa Lúcia Aparecida Fakeiti, 62 anos, encontrou um novo amor após comer o bolo de Santo Antônio e encontrar a medalha. "Fiquei viúva em 2016, exatamente no dia de Santo Antônio. Foi um tempo muito difícil pra mim e meus filhos. Continuei minha missão na igreja e cuidando dos meus. A princípio era muito doloroso e solitária, mas Deus é maravilhoso sempre cuidando de nós", conta.

Seis anos após a morte do primeiro marido, em 2022, Lúcia participou do Festão de Santo Antônio e adquiriu um bolo. "Fui levar minha sobrinha e algumas pessoas da família. Todos queriam encontrar a imagem do santo no bolo. Uma queria casar, outra arrumar namorado. Eu estava apenas me divertindo. Depois de comprar as fatias só eu mordi o santo", brinca.

Lúcia deu a medalha de presente para sua filha, pois queria apenas a proteção do santo. Ela mal esperava, mas no final daquele mesmo ano ela viria a conhecer seu futuro marido, o marceneiro Claudenir Sala, 56 anos, que também era viúvo na época.

"No fim daquele ano a comunidade estava preparando uma ação solidária para entregar cestas natalinas. A gente começou a conversar e não paramos mais. Foi muito inexplicável, porque nenhum de nós estávamos buscando outro relacionamento. E começou a nascer um sentimento bonito, justamente porque nós havíamos passado pelas mesmas coisas. Isso nos aproximou", comenta.

Os dois se casaram em dezembro de 2023 e, embora não tenha pedido nada ao santo, Lúcia acredita que a união foi obra de Santo Antônio. "Eu acho que ele deu um empurrão sim. Não fazemos ideia do que Deus tem para nós", acredita.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

QUEM FOI SANTO ANTÔNIO?

Santo Antônio foi batizado como Fernando. Nascido em uma família rica e nobre de Lisboa, em Portugal, ainda jovem foi para a escola em Coimbra e entrou para a ordem de Santo Agostinho, quando foi ordenado sacerdote.

Quando as relíquias de frades, nomeação dada a um católico consagrado franciscano martirizado em Marrocos, visitam Coimbra, Fernando foi levado a pedir ingresso na ordem de São Francisco, recém-fundada.

A fama de Santo Antônio já era conhecida em Portugal devido ao despojamento e santidade dele, mas foi quando se tornou frade franciscano que Fernando assumiu o nome de Antônio, em homenagem ao Santo Antão. Ele morreu aos 36 anos, em 1230, em Pádua, na Itália. Por isso, passou a ser conhecido também como Santo Antônio de Pádua.