Assim como o Paraná, que obteve aumento na pontuação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 – nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5) e no ensino médio, Arapongas também registrou avanço positivo na Rede Municipal. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o município saltou da nota de 6,7 para 7,2.
-LEIA MAIS: Paraná tem a melhor educação do Brasil no ranking geral do Ideb
“Ótima notícia para a área da Educação, sendo o Paraná o 1° lugar no ranking geral do Brasil e Arapongas subindo cinco pontos de 2021 para este ano. Resultado de muito trabalho e dedicação com os nossos alunos. Motivo de orgulho”, avaliou a secretária da Educação, Elisângela Bobato.
Ainda conforme dados repassados pela Secretaria Municipal de Educação, num ranking geral das 399 cidades do Paraná, Arapongas aparece em 13ª posição, a mesma colocação de Maringá. “Este é o resultado do trabalho e dedicação de toda comunidade escolar, que prioriza a qualidade no ensino, desde a educação infantil até a fase em que concluem o ensino”, incluiu Elisângela.
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, também comemorou os resultados positivos na Educação, atribuindo aos esforços e competência da comunidade escolar e estudantes. “Quando a educação é levada a sério, o resultado não é diferente. Assim como o governador Ratinho Jr, temos investido pesado na política de desenvolvimento da educação municipal, valorizando o professor, cuidadores, equipes pedagógicas, zeladores e toda a rede, além da atenção primordial com os alunos”, reforçou Onofre. Entre os exemplos de investimentos para Educação de Arapongas, constam a aplicação de R$ 21 milhões em uniformes, tênis e kits de materiais escolares para todos os alunos da Rede Municipal – incluindo os estudantes da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – nos últimos oito anos, mutirão inédito de oftalmologia nas escolas; atendendo toda a Rede Municipal – bem como das classes especiais e EJA, qualidade da merenda escolar, novas meias e mochilas, reforma e entrega de novas instituições de ensino (escolas e CMEI’s), robótica, disciplina cívico-militar, entre outros.
IDEB POR ESCOLA
Resultados também positivos de escola por escola. Atualmente, Arapongas conta com 25 Escolas Municipais e em grande parte o resultado do Ideb apresentou aumento significativo. “A maioria das escolas de Arapongas teve avanço no Ideb individual. Teve escola com avanço de 17 pontos, outros 12 pontos, algumas permaneceram com a mesma média positiva”, acrescentou a secretária de Educação, Elisângela Bobato.
VOCÊ SABIA?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações de larga escala. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb. (Ministério da Educação).