Comércio de Arapongas vai abrir no feriado do aniversário do município

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 09/10/2024
Nesta quinta-feira, o expediente autorizado no comércio é das 8 às 18 horas

O comércio de Arapongas vai funcionar normalmente nesta quinta-feira (10) no feriado municipal que marca o aniversário de 77 anos da cidade. A abertura das lojas, segundo a Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia), irá ocorrer por conta de um acordo entre os sindicatos dos empresários (Sincoval) e dos empregados (Sindecolon). A autorização de funcionamento das lojas, no entanto, gerou polêmica e foi criticada pelo prefeito Sérgio Onofre (PSD). Veja vídeo abaixo

-LEIA MAIS: Prefeitura de Arapongas terá ponto facultativo nesta sexta (11)

Nesta quinta-feira (10), o expediente autorizado no comércio é das 8 às 18 horas. Na sexta-feira (11), o funcionamento vai das 8 às 22 horas. No sábado (12) - Dia das Crianças e também da Padroeira da Cidade e do Brasil - não haverá expediente.

Para compensar o funcionamento nesta quinta-feira, segundo a Acia, o comércio de Arapongas não terá expediente em 2 de janeiro de 2025.  Já o trabalho das 18h até as 22h de sexta-feira deverá ser remunerado com hora extra de 80%. Cada colaborador terá direito ainda a um vale-refeição de R$ 20.

Segundo a Acia, o funcionamento no feriado municipal é permitido quando acordado em convenção coletiva, como foi o caso. 

A abertura do comércio entre o aniversário da cidade e o Dia da Padroeira do Brasil gera debate há vários anos em Arapongas. Isso porque o feriado municipal ocorre nas vésperas do Dia das Crianças, quando o movimento cresce nas lojas. Por isso, segundo a Acia, foi definida nesta convenção a compensação em 2 de janeiro, quando as vendas são tradicionalmente mais baixas. 

O prefeito Sergio Onofre criticou a medida. "Quando ganhei a eleição em 2017, eu falei que dia 10 de outubro é dia 10 de outubro, não tem como você mudar para o dia 12. O aniversário da cidade é dia 10, aí vem um sindicato, que é de Londrina, que é uma outra realidade, interferir e dizer que não é feriado, que os funcionários têm que trabalhar. Primeiro que o sindicato não pode interferir em um projeto de lei do município. É feriado nesta quinta-feira e o funcionário vai trabalhar se ele quiser, eu vou manter o feriado", disse ao TNOnline. 

Veja o vídeo

TNOnline TNOnline TV