Combate ao Cyberbullying é tema de espetáculo e reúne 400 pesssoas

Autor: Da Redação,
terça-feira, 01/08/2023
Professores e outros profissionais da área realizaram dinâmicas

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com recursos oriundos da Deliberação CEDCA/PR nº 089/2019 - Apoio à Infância e Adolescência, realizou na última segunda-feira (31), o espetáculo “Ta na Rede”, reunindo cerca de 400 pessoas no Cine Teatro Mauá. Reforçando o debate sobre o combate ao Cyberbullying, nome dado ao bullying praticado no ambiente virtual.

Com grande participação de adolescentes – de 12 a 17 anos, dos colégios estaduais Emilio de Menezes, Marquês de Caravelas e Regina Célia, estiveram presentes também alunos e demais representantes da Apae, Casa do Bom Menino, Centro de Convivência Arte e Vida, CIEE e Guarda Mirim.

Com direção da especialista, Rafaela Dumont, e o elenco composto por Danieli Pasquini, Gustavo Gava, Isabela Bocchi e Erick Domingos, encenou situações que retratavam a prática do Cyberbullying, mas também como identifica-las e combate-las.

 A produção é desenvolvida pela Empresa Dusol, de Maringá. De maneira lúdica, o tema central da peça foi debatido entre os praticantes.

O encontro contou também com a participação da secretária da Semas, Terezinha Canassa, da presidente do presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Clarissa Bergonci, e as técnicas da Semas, Lais e Ismailda Ferreira de Silva.

“Temos apostado nessas iniciativas tão importantes. A internet é um meio muito utilizado pelos nossos adolescentes, mas nem sempre de uma maneira saudável. Por isso, é importante estarmos atentos, dando o suporte, levando informações e contribuindo no combate a essas práticas virtuais graves que afetam o desenvolvimento social e pessoal dessas vítimas”, salientou a secretária, Canassa.

Na última semana, outra atividade interativa foi desenvolvida, abordando o mesmo tema. Professores e outros profissionais da área realizaram dinâmicas, rodas de conversa e debates sobre o mundo cibernético no cotidiano, com jovens da comunidade e atendidos pelas Organizações da Sociedade Civil sendo elas Apae, Casa do Bom Menino, Centro de Convivência Arte e Vida, CIEE, SOS. Guarda Mirim. A oportunidade contou também com o apoio da Casa do Bom Menino de Arapongas.