O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, convocou nesta quarta-feira (6) servidores municipais de todas as Secretarias para uma intensa ação de combate à dengue. Divididas em grupos e coordenadas por agentes de combate às endemias (ACEs), as equipes percorrem locais estratégicos do município, entre eles aqueles com alta incidência de acúmulo de lixo.
"É um grande movimento para combater o mosquito. Pedimos a colaboração de todos para que cuidem dos domicílios, comércios e terrenos. Não basta apenas o poder público fazer, precisamos também que a população faça a sua parte", reforçou Sérgio Onofre. O prefeito alertou também sobre os terrenos particulares. "Os proprietários de terrenos devem se atentar quanto à limpeza desses pontos. Caso seja necessário, o município fará a limpeza, depois será feita a cobrança pelo serviço", pontuou.
- LEIA MAIS: Região confirma mais 3 óbitos e Apucarana ultrapassa 10 mil casos
O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reforçou sobre a medidas que o município tem executado diante de todo o cenário preocupante relacionado à dengue. "Dos municípios que integram a 16ª Regional de Saúde, somos o único que ainda não entrou em estado de epidemia de dengue. Contudo, não podemos cessar as ações de prevenção e combate. Os números vêm crescendo. O momento é de alerta máximo", disse.
Ainda segundo Pardini, em um dos pontos estratégicos visitados pelas equipes, situado na Vila Nova, estima-se a retirada de 50 caminhões de lixo. Nesta quarta (6), o Controle de Endemias de Arapongas enviou para a 16ª Regional de Saúde pedido para circulação de carro fumacê em diversos bairros do município.
Próximas ações
Segundo o Controle de Endemias, ações semelhantes estão programadas para esta quinta-feira (7), a partir das 13 horas. As equipes darão sequência no mutirão em pontos do Jardim Bandeirantes, Jardim Aeroporto, Conjunto Águias, Vila Nova, Jardim Primavera, Conjunto São Carlos e Colúmbia.
Boletim
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o novo boletim epidemiológico da dengue. Arapongas apresenta 1.620 notificações, 435 casos positivos, 48 em investigação, 1.137 casos negativos e um óbito.
Denúncias
Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.