Arapongas desenvolve Dia “D” de saúde bucal na Rede Municipal

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 09/05/2024
A ocasião aconteceu nesta quinta-feira (9)

Fortalecendo as ações estratégicas em saúde, a Prefeitura de Arapongas promoveu na última quarta-feira (8), ações do Dia “D” da saúde bucal nas escolas municipais. As atividades também são alusivas à Lei nº 14.572, de 8 maio de 2023 - que instituiu a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do SUS.

Durante todo o dia, equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS’) e agentes comunitários de saúde (ACS’s) percorreram as instituições de ensino levando orientações, escovação supervisionada, entrega de kits de higiene e atendimentos odontológicos aos alunos do Ensino Fundamental. O secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, reafirma que as estratégias aproximam a comunidade dos serviços primários em Saúde.

- LEIA MAIS: Semana do Bebê traz como foco serviços especializados em Arapongas

“É uma forma de levarmos saúde para dentro das escolas, incentivando e orientando os alunos sobre os cuidados com a saúde bucal, para que cresçam com dentes saudáveis. Além de estarmos atentos com as necessidades de cada estudante”, salientou. As atividades integram também a ação “Mais Saúde Bucal” do programa Saúde na Escola (PSE). Também foram realizados: levantamentos epidemiológicos de problemas bucais, aplicação tópica de flúor nos casos indicados (estação planejamento-prevenção) e realização do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) (estação recuperação); nos casos com indicação e encaminhamento para tratamento odontológico nas UBS’s.  

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Saiba mais
O tratamento restaurador atraumático (ART) é uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias. Baseia-se em procedimentos pouco invasivos, atraumáticos, onde são utilizadas apenas curetas odontológicas para a remoção do tecido cariado. Não há necessidade de anestesia, sendo utilizados materiais adesivos com boa liberação de flúor como os ionômeros. Por isso, é uma técnica com ampla aceitação por crianças na terapêutica do atendimento, principalmente para pacientes com alguma dificuldade comportamental como pacientes não-colaboradores ou com alguma necessidade especial.