Nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, o município de Arapongas marcou presença durante o II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) na PUC/PR, em Curitiba.
- LEIA MAIS: Dia “D” de combate à dengue movimenta Arapongas; saiba como colaborar
A cidade foi representada pela coordenadora da Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência “Refúgio das Marias”, Elda Barros. “É algo que vem ao encontro das políticas públicas voltadas às mulheres. Aprendizado para a aplicação desses serviços na rede de apoio especializada de Arapongas”, disse Elda. O evento que teve como público-alvo prefeitas(os), gestoras(es) municipais, técnicas(os) municipais, Conselheiras Estaduais e Pontos Focais da Política da Mulher no Paraná, teve como objetivo central promover uma discussão profunda e inclusiva sobre questões cruciais que afetam as mulheres em diversos âmbitos sociais e políticos. Buscando fortalecer a participação feminina, identificar desafios e propor soluções que contribuam para a construção de políticas mais igualitárias e representativas.
Rede especializada
Além da a Casa de Acolhimento, Arapongas conta com demais serviços especializados, por meio de rede de proteção e apoio às mulheres vítimas de violência, como por exemplo, a Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha; com equipe compostas de guardas municipais e policiais militares e outros serviços com integração das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Poder Judiciário.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Canais para denúncias - Arapongas conta com canais específicos para as denúncias em casos de violência doméstica. São eles:
- Delegacia da Mulher de Arapongas:
Telefone: 3278-2209 – Esse número serve para o envio de whatsapp
- Polícia Militar:
Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva
- Guarda Municipal:
Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva
- Ramais diretos: 180 e 181