A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas informou em novo boletim que até o dia 29/01, a cidade aplicou 214.029 doses das vacinas contra a Covid-19.
Conforme os números, 99.672 pessoas receberam a primeira dose (D1); 85.533 a segunda dose (D2), 25.429 tomaram a dose reforço – terceira dose e 3.395 receberam as doses únicas (DU).
Foram vacinados os seguintes grupos: pessoas da população em geral (convocadas por idade – acima de 18 anos); idosos com 60 anos ou mais; pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas em situação de rua; idosos, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência; trabalhadores da saúde (incluindo as equipes de vacinação); trabalhadores das forças de segurança; educadores (entre professores e trabalhadores da Educação Básica, Ensino Superior e Cursos profissionalizantes), trabalhadores da limpeza pública, trabalhadores da Assistência Social; trabalhadores da TUA – Transporte Público de Arapongas e pessoas privadas de liberdade e funcionários Depen; terceira dose na população que já completou 4 meses do recebimento da 2ª dose; adolescentes com 17, 16 ,15, 14, 13 e 12 anos sem comorbidades, e adolescentes de 12 a 17 anos – com comorbidades, terceira dose para pessoas com 18 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão. O município iniciou também a vacinação do público infantil; crianças de 05 a 11 anos com comorbidades, e grupos de 11 e 10 anos sem comorbidades.
CRONOGRAMA
VACINAÇÃO CRIANÇAS – 05 a 11 anos com comorbidades
As aplicações acontecerão de segunda a sexta-feira, nos três Pronto Atendimentos 18 Horas (Conjunto Flamingos, Zona Sul e Jardim Petrópolis), das 9h às 14h. Este horário será exclusivamente para a vacinação do público de 05 a 11 anos.
Grupos de crianças de 05 a 11 anos prioritários:
- Crianças de 05 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, conforme laudo disponibilizado no site oficial do município, Portal COVID-19, Formulário de Atendimento aos Critérios de Comorbidades - Crianças
Caso a criança possua alguma deficiência permanente, também serão aceitos outros documentos comprobatórios, tais como extrato/holerite BPC, cartão de gratuidade de transporte coletivo/interestadual, etc. Para os alunos da APAE, será agendado horário específico e a vacinação destes será realizada na sede da instituição.
- Crianças de 05 a 11 anos que residem com familiares que apresentam alto grau de imunossupressão – o familiar deverá apresentar laudo médico, dispondo de uma das seguintes doenças: imunodeficiência primária grave, tratamento ativo de quimioterapia para câncer, transplantado de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras, pessoa vivendo com HIV/Aids, uso de corticoides em dose ≥ 20mg/dia de prednisona ou equivalente, paciente em hemodiálise, paciente com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, uso de drogas modificadoras da resposta imune).
No momento da vacinação, deverão ser apresentados os seguintes documentos:
Documentação das Crianças: CPF, Cartão SUS, Registro de nascimento ou RG, comprovante de residência e caderneta de vacinação;
Documentação dos Pais ou responsável: Termo de Assentimento/consentimento da vacina (a ser retido), disponível no site oficial do município, portal COVID-19
Em caso de consentimento emitido por responsável legal, apresentar cópia (a ser retida) de certidão ou termo de compromisso de guardião ou de tutor.
VACINAÇÃO CRIANÇAS DE 11 E 10 ANOS – SEM COMORBIDADES
As aplicações acontecerão de segunda a sexta-feira, nos três Pronto Atendimentos 18 Horas (Conjunto Flamingos, Zona Sul e Jardim Petrópolis), das 9h às 14h. Este horário será exclusivamente para a vacinação do público de 05 a 11 anos.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – crianças de 11 anos e sem comorbidades
Documentação das Crianças: CPF, Cartão SUS, Registro de nascimento ou RG, comprovante de residência e caderneta de vacinação;
Documentação dos Pais ou responsável legal: Termo de Assentimento/consentimento da vacina (a ser retido), disponível no site oficial do município, portal COVID-19
Em caso de consentimento emitido por responsável legal, apresentar cópia (a ser retida) de certidão ou termo de compromisso de guardião ou de tutor.
DOCUMENTAÇÃO POPULAÇÃO EM GERAL ( 2ª OU 3ª DOSE): Carteira de vacinação e documento com foto.
DOSE REFORÇO
A dose de reforço – 3ª dose é aplicada em todos aqueles que já completaram 4 meses de realização da segunda dose. Tal redução no intervalo (que antes era de 5 meses) permite maior proteção contra a nova variante Ômicron e contribuiu ainda mais para a imunidade efetiva da população.
1ª E 2ª DOSE
Para aqueles que necessitam tomar a 1ª dose ou a segunda dose das vacinas CORONAVAC, ASTRAZENECA ou o reforço da JANSSEN, a vacinação também segue normalmente.
DIAS ÚTEIS (SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA):
- Pronto Atendimento 18 Horas Cj. Palmares (Rua Tanatau, Nº 520): 9h às 20h;
- Pronto Atendimento 18 Horas Cj. Petrópolis (Rua Pato Mergulhador nº 280): 9h às 20h;
- Pronto Atendimento 18 Horas Cj. Flamingos (R. Iratauá, S/N): 9h às 20h;
FINAIS DE SEMANA (SÁBADOS E DOMINGOS):
- Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Rua Atingau, ao lado da UPA 24Horas): 19h às 23h.