Um araçari-poca (Selenidera maculirostris) deu as caras na "Cidade dos Pássaros". A captura da ave foi realizada por uma equipe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Arapongas e divulgada nas redes sociais da Guarda Municipal do município nesta quarta-feira (23).
Segundo a corporação, o pássaro foi localizado em um fosso de luz de uma residência no Jardim Santa Alice. A GDA informou que foi feita uma avaliação e constatado que o animal não apresentava condições de retorno ao seu habitat natural.
-LEIA MAIS: Arapongas anuncia a 8ª edição do Festival Gastronômico
A equipe decidiu então encaminhar para um atendimento especializado no Hospital Veterinário da UniFil – Centro Universitário Filadélfia em Londrina.
O araçari-poca é um pássaro que, para moradores das florestas, é considerado um "bicho da meteorologia". A justificativa para o apelido se dá porque dizem que a ave começa a bater o bico e promover algazarra quando o clima vai mudar.
É mais comum encontrar o pássaro na Argentina e no Brasil, nos estados da Bahia e de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Se alimenta de brotos, insetos e principalmente de frutos, como os da embaúba e os coquinhos de palmeiras. Tem importante papel de dispersor de sementes, contribuindo para a manutenção da floresta.