Durante a manhã desta segunda-feira (25), a Patrulha Maria Penha, realizou uma panfletagem frente à Delegacia da Mulher de Arapongas. A iniciativa integra as ações da Semana Nacional de Combate à Violência Contra Mulher. O ato contou também com a participação da vereadora Meiry Farais.
Conforme a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Michele Zanin, serão realizadas ações específicas de combate aos crimes contra mulheres, por meio de conscientização com toda a população. “A Patrulha Maria da Penha tem como objetivo o papel de fiscalizar os agressores e fazer com que cumpram as medidas, garantindo a efetividade da Lei Maria da Penha. Com isso, queremos envolver toda a sociedade. Essa é uma luta de todos e todas”, salientou. Além disso, as atividades integram ações e compromissos pactuados no Termo de Adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as mulheres, estabelecendo relação direta com a comunidade, assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
- LEIA MAIS: Beto Preto garante mais R$1,3 milhão em recursos para combate a dengue
Você sabia?:
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, sancionou a Lei nº 5.319 de 18 de março de 2024, que institui a 'Semana Municipal de combate à violência contra Mulher', em alusão a Lei Maria da Penha, Lei Federal nº11.340/2006; a ser anualmente realizada na última semana do mês de março. As ações visam a conscientização sobre o combate da violência contra as mulheres, através de palestras, ações sociais e campanhas.
O projeto de Lei é de autoria da Vereadora Meiry Farias. Sérgio Onofre salientou os esforços do poder público com medidas efetivas e políticas públicas voltadas para o público feminino. "Infelizmente ainda temos registros de crimes contra as mulheres em todo o país. Mas não podemos cessar as ações necessárias para combater e dar respostas nesses casos”, finalizou.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Canais para denúncias
Arapongas conta com canais específicos para as denúncias em casos de violência doméstica. Veja quais são:
- Delegacia da Mulher de Arapongas (R. Beija Flor, 273 - Centro):
Telefone: 3278-2209 – Esse número serve para o envio de WhatsApp.
- Polícia Militar:
Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva.
- Guarda Municipal:
Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva.
- Ramais diretos: 180 e 181.
A equipe Patrulha Maria da Penha atende a população todos os dias – das 07h às 19h.