A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), através da Guarda Municipal divulgou dados referentes à Patrulha Maria da Penha que presta serviços voltados às vítimas de violência doméstica, que possuem medidas protetivas. De janeiro a junho deste ano, 185 atendimentos foram realizados, entre eles, 90 novas visitas, 53 visitas de retorno, 11 descumprimentos de medida com prisão em flagrante, 17 descumprimentos de medida sem flagrante, 24 relatos de descumprimento de medida protetiva, 13 solicitações de revogação de medida protetiva e 28 encaminhamentos aos serviços: CREAS, saúde, Fórum e Delegacia. No mesmo período em 2018, 184 atendimentos foram realizados.
“Comparando com o primeiro semestre de 2018, notamos uma queda nos descumprimentos de medida protetiva(em flagrante), de 13 para 11. Já os descumprimentos sem flagrante, foram registrados 36 no primeiro semestre de 2018, contra 17 no mesmo período deste ano. Sabemos que o combate à violência contra às mulheres é uma luta constante não apenas em Arapongas, como em todo o mundo. Buscamos com os nossos serviços manter uma atuação ostensiva, protegendo nossas mulheres, mas também, combatendo com a cultura do machismo, que comprovadamente ainda mata milhares de mulheres. Nossa luta continua para dados cada vez mais positivos”, enfatiza a coordenadora da Patrulha da Penha, GM Denice Amorim. Ela acrescenta
Em caso de violência doméstica, havendo medida protetiva, as vítimas devem ligar: 153 ou 0800-645-9060 (GUARDA MUNICIPAL). Nos casos em que não há medida protetiva: 190 (POLÍCIA MILITAR).