Ações visam maior segurança no trânsito de Arapongas

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 25/04/2019
Ações visam maior segurança no trânsito de Arapongas

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), através da Guarda Municipal de Arapongas (GMA) em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ciretran realizou na última quarta-feira(25) uma nova campanha de conscientização de trânsito, na Rua Uirapuru, próximo à Agência da Caixa Econômica.

A ação voltada para o tema: “ Uso de aparelho celular no trânsito” contou com orientações e entrega de panfletos informativos a fim de levar maior conscientização aos motoristas e motociclistas que trafegavam pela região. “De acordo com o Detran-PR, o uso do celular é a terceira causa de mortes no Brasil. Quem atende ou digita mensagens enquanto dirige, fica de  à  segundos conduzindo "no escuro", sem prestar atenção no trânsito. Temos insistido bastantes em temas importantes, para que possamos diminuir os índices de acidentes em Arapongas. Nossa ação em educação de trânsito será constante”, explicou a GM Michele Zanin. Ainda sobre o tema abordado ela salientou que um motorista gasta de 8 a 9 segundos para atender uma chamada telefônica, entre ouvir a chamada, localizar o celular, pegar, desbloquear e atender e que quando manuseia o celular utiliza apenas um braço para conduzir o veículo, o que ocasiona   imensa dificuldade para desviar de pedestres e outros veículos. Além disso, os dispositivos de viva-voz também diminuem o tempo de reação diante de obstáculos. Dividir a atenção entre dois assuntos (celular e direção ) diminui a concentração no trânsito. Com todos esses fatores, a desatenção de quem fala ao celular enquanto dirige pode ser comparada aos efeitos em motoristas que dirigem alcoolizados

Instalação de Travessia Elevada

Ainda no que se diz respeito à segurança no trânsito, equipes da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar) realizaram na tarde de ontem (24) a instalação de uma travessia elevada na Rua Marabú esquina com a Rua Garças, área central da cidade.

A nova medida visa levar maior segurança para a travessia de pedestres, além de ser um redutor de velocidade aos motoristas que trafegam por essas vias.