A Robótica Educacional foi implantada no currículo da Rede Municipal de Ensino em maio de 2018 e além de se encaixar nas inovações tecnológicas exigidas na educação moderna, também vem cumprindo sua finalidade de melhorar os índices de desenvolvimento dos alunos.
Por este motivo, segundo o setor responsável da Secretaria Municipal de Educação, para este ano letivo, a matéria que antes era aplicada junto com as aulas de Ciências, passa a ter status de disciplina, com professores específicos e aulas duas vezes por semana.
Neste sentido, os alunos terão avaliações trimestrais com boletins de 1º e 2º ano adotando critério de conceitos de aprendizagem e de 3º ao 5º ano, notas práticas e escrita.
Capacitação
Atualmente cerca de 40 professores atuam no projeto de Robótica, passando por capacitações periódicas com conteúdo prático e teórico, sendo a última delas ocorrida durante a Semana Pedagógica.
Preferência
O projeto beneficia cerca de 6 mil alunos de 1ª ao 5ª ano, sendo que as aulas de robótica acabaram se tornando a favorita entre eles, uma preferência ocupada anteriormente pelas aulas de Educação Física.
Kits
O conteúdo programático e constituído por kits para professores, compostos de roteiro exploratório, com conteúdo curricular e sugestões de montagens e trabalhos manuais.
Os kits para alunos contêm o registro do cientista com material para anotação das atividades e guia de montagem, com apresentação das etapas para composição de mecanismos robóticos.
Para este ano a intenção da Secretaria de Educação é implementar ainda mais o projeto de Robótica nas Escolas, uma vez que a prática está alinhada às profissões do futuro e proporciona aos alunos conceitos importantes de trabalho em equipe, imaginação e criatividade.