As fortes chuvas que atingiram a região na terça-feira (12) causaram transtornos em vários municípios, entre eles Rolândia, Arapongas e Apucarana. Nesta última cidade, um apagão deixou 1.800 imóveis sem energia elétrica.
Já em Arapongas, houve relatos de danos de pequena monta em residências e em alguns estabelecimentos públicos. “Recebemos relatos de que a água da chuva invadiu alguns estabelecimentos, como as escolas municipais de Aricanduva e Professora Antonica Giroldo Fransiosi”, afirma o engenheiro Ricardo Koike, da Secretaria de Obras do Município.
Segundo Koike, os transtornos ocorreram porque o sistema de calhas não suportou o volume de água. Ele informou que ontem mesmo uma equipe de manutenção já havia sido acionada para percorrer os estabelecimentos mais atingidos. Devido ao longo período de estiagem, ele afirmou que só as chuvas desta terça apontaram que algumas calhas devem estar entupidas por folhas e outros resíduos, necessitando de manutenção.
O prefeito Sérgio Onofre cumpre agenda em Curitiba, de onde informou que há um projeto para a reforma de todas as escolas municipais ainda ao longo de 2019, sendo a licitação no valor de R$ 2 milhões.